Queridos Viventes, de olho nas ações que estão sendo promovidas em prol da Conscientização do Autismo no mundo, preparamos um guia rápido sobre o TEA para ajudar nessa missão tão importante que começa com uma ação muito simples, que é começar a falar mais sobre o assunto, gerar conhecimento a respeito e por fim criar uma conscientização coletiva acerca desse tema de fundamental relevância.

- O QUE É -
O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é uma desordem do desenvolvimento neurológico que atualmente afeta 1 em cada 59 pessoas, sendo 5 vezes maior a prevalência em meninos. Embora as causas ainda sejam desconhecidas, muito estudos já apontam para fatores genéticos, e influências ambientais como o período de gestação.
- COMO IDENTIFICAR -
Alguns sinais de alerta quando ocorrem com alta frequência:
Fazer pouco ou nenhum contato visual;
Sorrir pouco ou não sorrir, e não demonstrar reação ao sorriso dos outros;
Não estender os braços para ser carregado;
Não olhar quando chamado pelo nome em 70% de tentativas;
Não apontar o que quer;
Não balbuciar palavras ou pronunciar nenhuma palavra inteligível;
Apresentar repetição das falas do desenho que assistiu (ecolalia) ou apresentar entonação e prosódia de voz diferente (parecendo de personagem);
Não utiliza os brinquedos funcionalmente;
Pode se balançar para frente e para trás, balançar as mãos (flapping), estalar os dedos de forma estereotipada;
Pode regredir os marcos do desenvolvimento conquistados até os 2 ou 3 anos de idade;
Para ajudar nessa identificação, preparamos um material gráfico sobre esses sinais e sua divulgação:


- O QUE FAZER -
Ao observar alguns dos sinais ocorrendo com frequência alta, procure um neuropediatra ou psiquiatra infantil para avaliação. Não é preciso diagnóstico para iniciar a intervenção. Em caso de suspeita de TEA ou de diagnóstico confirmado pelo médico, a família deve imediatamente iniciar intervenção para melhor prognóstico.
Comments